História

por Interlegis — última modificação 05/02/2018 15h25
Conheça um pouco da nossa história...

História de Eliseu Martins:

A fazenda Forquilha implantada por volta do ano de 1880, pelo senhor Teodoro Dias, no interior do município de Jerumenha, deu origem à cidade de Eliseu Martins. Aos poucos foram chegando outros moradores que, apropriando-se das terras devolutas situadas em redor da fazenda, instalaram-se com fazendas de gado e atividades agrícolas, formando um núcleo populacional, destacando-se entre seus pimeiros moradores, além do pioneiro Teodoro Dias os pecuaristas: Agesislau Martins da Rocha, Angelo Felipe Neri, Antônio Fernandes da Silva, Areolino Pereira Praça, Angelo Pereira da Cruz, Roberto Dias da Silva e Antônio Martins.

Somente a partir do ano de 1932, com a criação da Feira do Bagaço, que notabilizou-se em toda a região, a povoação entrou um ritmo de progresso bem mais acentuado, em que pese a grande estiagem que na época castigava todo o Estado.

  A feira foi um marco importante no processo de crescimento da povoação. A partir da sua criação, muitas famílias para ali se dirigiram, formando um povoado progressista, com a denominação de Jacaré.

O povoado adquirira uma estrutura sólida, que já lhe permitia pensar na sua emancipação política.

Eliseu Martins é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 08º05'48" sul e a uma longitude 43º39'49" oeste, estando a uma altitude de 258 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3 994 habitantes.

O Município de Eliseu Martins foi criado em 30 de junho de 1957 e foi emancipado do município de Jerumenha e instalado em 20 de outubro do mesmo ano. O povoado que se chamava "Furquia" teve sua origem graças à feira do bagaço, que reunia um grande número de pessoas durante os sábados. Depois, esse povoado passou a se chamar Jacaré.

O projeto de emancipação do povoado foi de Luis de Sousa Brito, o “Curica”, onde se estabelecia que o município chamar-se-ia Paraíso do Piauí em homenagem à lagoa existente na sede do município. Aprovado em Jerumenha, o projeto foi levado para apreciação da Assembleia Legislativa em Teresina, onde permaneceu engavetado por um ano, devido a entraves burocráticos, até que o médico Sebastião Martins de Araújo Costa, então prefeito da Cidade de Floriano e candidato a deputado federal prometeu auxílio ao andamento do projeto. No entanto, para homenagear um parente próximo, nascido na região, sugeriu a mudança do nome da Cidade para Eliseu Martins.

Eliseu de Sousa Martins, homenageado com o nome da Nossa Terra, nascido na fazenda Tranqueira em 1842, formou-se em direito em 1866 no Recife – PE, doutorando-se logo depois. Foi promotor de justiça em Amarante – PI, secretário de governo e senador federal do Piauí, presidente das Províncias do Rio Grande do Norte (1873-1878) e do Espírito Santo (1879-1884). Faleceu no Rio de Janeiro no dia 23 de agosto de 1894

REFERÊNCIAS:

 

Curiosidades: 

Quem nasce em Eliseu Martins denomina-se “ELISEUMARTINENSE” 


Aniversário da Cidade: 20 de Outubro